Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cabelos: No poo e Low poo

Olá meninas, tudo bem com vocês?

Quem tem cabelos crespos ou cacheados, sabe que lavar os cabelos com shampoo é, muitas vezes, um grande sofrimento. Fios embaraçados e ressecamento são as principais causas desse sofrimento. Isso acontece porque a maioria dos shampoo's contém o Lauril Sulfato de Sódio  (ou suas variantes), que é um detergente responsável pela limpeza do couro cabeludo e dos fios. O problema é que ele, além de remover as impurezas presentes no cabelo, leva junto a oleosidade natural produzida no bulbo capilar, responsável pela hidratação e proteção das madeixas. Além disso, causa micro-fissuras na estrutura do fio. 


No livro "curly girls", escrito pela Lorraine Massey, dá muitas dicas de como cuidar dos cabelos cacheados, inclusive parar de usar shampoo. "Como assim Camilla, você está dizendo que eu não devo usar shampoo? Que nojo!" Calma pessoal, deixem eu explicar.






Segundo o livro,


  • A maioria dos shampoos comerciais contém agentes muito agressivos que desidratam o cabelo;
  • O cabelo cacheado é mais poroso do que o liso, o que torna praticamente impossível remover todos os resíduos de shampoo e esse resíduo acaba causando frizz;
  • A maioria dos condicionadores contém pouco detergente que juntamente com uma massagem são capazes de remover a poeira e resíduos de óleos do couro e do cabelo.
Existem duas técnicas:



No poo
É um método que consiste em parar de usar o shampoo. Calma meninas, calma! Vocês vão continuar lavando os cabelos, mas de uma outra maneira. De acordo com o livro, no lugar do shampoo, deve ser usado um condicionador, livre de silicone e óleo mineral, nos cabelos bem molhados,  pois o condicionador possui agentes químicos que auxiliam na limpeza das madeixas, para isso basta massagear bem o couro cabeludo para remover as impurezas. Após o enxágue, aplica-se novamente condicionador, dessa vez  no comprimento e pontas. Sempre que necessitar de uma limpeza mais profunda, pode ser usada uma solução de bicarbonato de sódio ou fermento químico (aquele usado em preparação de bolos), na proporção de uma colher de chá para um copo pequeno de água. A solução pode ser ajustada às necessidades do cabelo, não agride os fios e funciona como anti-resíduos. Limpa mesmo!

Low-poo

É um método menos radical, indicado para quem não consegue eliminar totalmente o shampoo da sua rotina, vive em cidades quentes ou pratica exercícios físicos com regularidade, o que aumenta a oleosidade no couro cabeludo. Trata de usa apenas os shampoo's livres de sulfatos e/ou reduzir o uso do mesmo, passando a aplicá-lo uma vez por semana ou a cada 15 dias. Nos demais dias, usa-se o condicionador para lavar o cabelo, conforme descrito acima. Se houver necessidade, pode ser aplicada a solução de bicarbonato durante o intervalo.  Obs: O shampoo é passado apenas no couro cabeludo, o comprimento e as pontas são apenas condicionados.


Período de adaptação

Os cachinhos não ficaram do jeito que você queria logo na primeira semana do no-poo? Não desista! Há um período de adaptação de até algumas semanas para o couro cabeludo regular a produção de oleosidade e os fios se adaptarem à retirada do óleo mineral e dos silicones. Muitas pessoas que testaram o método a longo prazo, sentiram uma melhora significativa na saúde dos cachos. Garanto que funciona! Fiz durante muito tempo o low poo e foi fundamental para que meus cachinhos ficassem como é hoje, antes dessa técnica eles não tinham definição alguma e eram completamente ressecados. Confiram o antes e depois.



Na primeira foto eu estava no início do tratamento, o cabelo com relaxamento na raiz e presilhas para disfarçar a franja alisada. Observem as pontas, sem definição alguma, apenas no meio do comprimento que existe algum vestígio de cachos.

Na segunda foto... Precisa falar? Cachos definidos, hidratados e macios. Outra pessoa!


NO-POO É PARA TODOS?

Uma das dúvidas que surgem ao se ouvir falar em no-poo é se qualquer pessoa pode fazer. É importante esclarecer que nem todos podem ou precisam parar de usar shampoo. O método é mais indicado para quem sofre com cabelos secos, não se adapta a nenhum tipo de shampoo, sente ressecamento e quebra acentuada dos fios durante e logo após a lavagem, ou ainda se tem cabelos cacheados ou crespos.


Mas o método deve ser testado com cautela, se você:

  • não gosta de molhar o cabelo com freqüência (é fundamental lavar os fios pelo menos a cada dois dias com condicionador livre de silicones e óleos minerais);
  • usa produtos químicos de transformação no cabelo (tintura, relaxamento, etc);
  • sofre de caspa ou oleosidade excessiva no cabelo ou couro cabeludo;
  • prefere cachos mais abertos (o método aumenta a definição dos cachos, tornando-os mais anelados).
Nestes casos, o no-poo/low-poo podem não trazer o resultado desejado.

Caso perceba alguma reação indesejável, como excesso de oleosidade na raiz ou surgimento de caspa, volte a usar o shampoo com mais freqüência, pois provavelmente o método não é indicado para você.  


ABAIXO O SILICONE!

Você sempre ouviu que o famoso reparador de pontas com silicone faz bem ao cabelo e forma uma película protetora, não é? Pois saiba que a função dos silicones é somente realizar uma “maquiagem” nos fios, e seus resíduos não são eliminados nem mesmo com shampoo normal. Para removê-lo, é preciso aplicar shampoo anti-resíduos, o que acaba por ressecar os fios. A solução sugerida é abolir o silicone, o que a longo prazo mantém as madeixas saudáveis. A oleosidade natural do couro cabeludo é que protegerá os fios, assim não será preciso recorrer aos reparadores de pontas.

Alguns tipos de silicone são solúveis em água, e são encontrados geralmente em cremes sem enxágüe. Estes podem ser utilizados, já que serão removidos com a simples aplicação do condicionador. Confira aqui uma listagem para conhecer quais tipos de silicones são solúveis em água.

Várias adeptas do no-poo também não recomendam o uso de produtos com óleo mineral, especialmente no condicionador que será usado para a lavagem dos fios. Isso porque o óleo mineral forma uma barreira na superfície da pele, bloqueando os poros e não deixando a pele respirar. A mesma recomendação vale para a parafina líquida ou sólida e o petrolato. Por isso, toda atenção é pouca ao verificar a composição no rótulo dos produtos!

Prefira produtos com óleos 100 % vegetais; têm propriedades hidratantes e não danificam os fios. Esses óleos são encontrados em lojas de produtos naturais. 


Aqui você pode encontrar uma lista enorme de produtos liberados para as praticantes do low/no poo. 


Algumas informações vieram daqui e daqui.

E então, mãos à obra? Vão aderir essa técnica? O que acharam?


Beijos ;*



4 comentários:

  1. Oii flor,obrigada pela visitinha e pelo comentário lá no blog,ameii ameii tudo aqui,muito fofo seu cantinho,seguindo aqui,segue de volta??
    beijinhos cor-de-rosa e um ótimo sábado
    que Deus te abençoe

    http://luxodemeninapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Camila,

    eu falei sobre a tenica no blog. E vou te falar a verdade: a maioria das coisas ditas no livro é conversa que engana quem nao entende de cabelo e formulacao quimica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Marlon, tudo bem? Passei lá no seu blog e o que eu fiz no meu cabelo não é muito diferente do que vc indicou a suas clientes, lavo meu cabelo apenas na raiz 1x por semana. A diferença é que eu uso apenas os produtos liberados, só não sou tão rígida com a hidratação. Sou adepta ao low poo e graças a essa técnica meus cachos são o que são hoje :)

    Beijos querido

    ResponderExcluir

© CHARME E GLOSS - 2013. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Camilla Rocha.
imagem-logo