Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cabelos: Liso x Cacheado

Vamos falar de cabelos?
Bem, como vocês já devem ter observado o meu cabelo é cacheado, então a maioria dos posts sobre cabelos aqui no blog terão como foco principal os cachinhos. Darei muitas dicas também para ex-cacheadas que querem recuperar os cachos.

(Obs: Meninas de cabelos lisos, não fiquem desanimadas, algumas dicas também vão servir para vocês. Quando o post servir para vocês ou para cabelos de uma forma geral, eu colocarei os marcadores "cabelos lisos" e "cabelos", ok?)

Então, o post de hoje é para entender a diferença entre os cabelos lisos e cacheados, e como devemos cuidar deles, logo é para todas! \o/


  • Qual a diferença entre cabelo liso e cacheado? 


Em cada fio do nosso cabelo existem milhares de cadeias de uma proteína chamada alfa-queratina. Dentre os aminoácidos que compõe a  alfa-queratina está a cisteína, e essa têm em sua estrutura química o enxofre. Quando vários aminoácidos de cisteína se ligam formam pontes de enxofre que dão um formato em aspiral, como se fossem cachos; ou seja, quanto mais liso for o cabelo, menor a quantidade de cisteína que ele possui. 


  • Como devo cuidar do meu cabelo?
Todo cabelo possui uma proteção natural, a oleosidade produzida na raiz. Embora o volume dos cabelos cacheados façam eles parecerem grossos, eles são mais finos e frágeis do que os cabelos lisos. O formato em espiral dos fios cacheados, impede que a oleosidade natural chegue até as pontas, deixando-as ressecadas e sem vida. Então, quanto mais cacheado for o cabelo, mais frágil e ressecado ele será, necessitando de mais cuidados.

Ah Camilla, meu cabelo não é cacheado mas tem as pontas ressecadas!"

Então, essa oleosidade natural dos fios é em quantidade muito pequena, quanto mais longo o cabelo, mais difícil essa oleosidade chegar nas pontas, independentemente de ser cacheado ou não.

O que fazer então?

Hidratar! O segredo de um cabelo bem cuidado está na hidratação dos fios.
Se o seu cabelo é liso e está muito ressecado, o ideal é você hidratar uma vez por semana até chegar num resultado satisfatório, depois é só manter hidratando a cada 15 dias.
Para as cacheadas, o ideal é hidratar duas vezes por semana.Vamos lá, deixem a preguiça de lado! A hidratação é fundamental na vida de uma cacheada, o cabelo muda e pra muito melhor. Acredite, experiência própria! 

Tenho muitas dicas de cuidados para cabelos cacheados, hidratação é apenas uma delas (a principal). Aos poucos colocarei tudo que sei sobre cabelos aqui no blog.

Grande parte da beleza da mulher está nos cabelos, então vamos cuidar das madeixas pessoal!

Em breve, mais dicas.
Beijinhos



3 comentários:

  1. O seu blog é ótimo, adorei tudo, as postagens, o visual, sobre os cabelos lisos e cacheados, posso falar tranquila, pois durante 12 anos tive meus cachinhos e há um ano estou usando liso, confesso que às vezes sinto saudade dos cachinhos, mas ele liso tem sido muito prático para mim por conta do corre corre diário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana Paula. :D

      Realmente o cabelo liso é mais prático, mas não dispenso meus cachinhos *_*

      Farei vários posts de como voltar aos cachos, quem sabe você não fica tentada? hehe

      Beijos

      Excluir

© CHARME E GLOSS - 2013. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Camilla Rocha.
imagem-logo