Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cuidados diários com o cabelo cacheado


Já falei aqui no blog que os cabelos cacheados necessitam de um cuidado especial pelo fato de que o fio possui uma estrutura diferente. Se você aceita seus cachos e aprende a cuidar deles da maneira correta, eles vão "sorrir" pra você. 



São muitos cuidados que devem ser tomados, desde a lavagem até a maneira que deve deixá-los ao dormir. São detalhes que fazem toda a diferença.

Como lavar
Passar shampoo apenas na raiz, sempre massageando com as pontas dos dedos. "Nada de unhas viu meninas?!" Nunca, jamais, sob hipótese alguma esfregue o comprimento dos fios, deixe que a espuma se encarregue de lavar os fios enquanto passa por eles na hora do enxágue.
Após o enxágue, passe o condicionador em todo o comprimento do cabelo, desembaraçando-os com os dedos ou com um pente de dentes largos (de preferência que seja de madeira), após isso é só enxaguar novamente (retirem todo o produto, ok?!). 

Após a lavagem não esfregue os fios molhados com a toalha e nem amarre-a nos cabelos como um turbante, isso facilita a quebra dos fios e a formação de frizz. Retire o excesso de água amassando os fios com a tolha e, para evitar os frizz, prefira a toalha de microfibra ou camiseta de algodão. Isso faz muita diferença!

Como pentear
Nos fios ainda molhados aplique o leave-in em todo o comprimento, ele vai ajudar a definir seus cachos e ainda evita os temidos frizz, em seguida comece a pentear os fios das pontas para a raiz (jamais o contrário, isso evita a quebra). Na hora de escolher um pente, prefira os de madeira e com dentes largos. Isso porque a madeira não eletriza os fios evitando que eles fiquem arrepiados. Já os dentes largos mantêm os cachos intactos, sem desmanchar. Utilize mousses, gel ou sprays fixadores para garantir a definição e o volume dos cachos por muito mais tempo. Lembrando que as mousses são mais suaves e não deixam um aspecto tão pesado nos cabelos quanto os sprays. Eu costumo usar o mousse valorize da Amend, que inclusive é liberado para no/low poo, e o gel de linhaça que eu mesma faço (é uma receitinha que muitas cacheadas usam e que eu aprendi na comunidade "cabelos cacheados" do nosso idoso amigo orkut) e não vivo sem, deixa o cabelo lindo de viver o dia todo. Uso o gel quase todos os dias e o mousse eu uso mais em ocasiões especiais. Eu adoro esse mousse, nunca arrisquei trocar de marca, ele custa algo em torno de R$ 20,00. É esse aqui: 



Querem saber como faço o gel de linhaça, né?! Lá vai...

Receitinha gel de linhaça

Ingredientes: Semente de linhaça, água, uma panela e fogo  hahaha 
Como fazer
Passo 1: Coloque 2 colheres de sopa de linhaça numa panela com 1 copo americano de água, ponha no fogo e mexa até ferver, após isso deixe no fogo por mais 5 minutos +/- .
Passo 2: Após retirar do fogo, peneire como ele ainda quente (se deixar esfriar não vai passar pela peneira).
Guarde num frasco de shampoo, creme... no que você quiser (lavados, claro!).  Armazene na geladeira.

Eu compro a semente de linhaça naquelas lojas de produtos naturebas que vende por peso sabe?Com 3 reais vem bastante linhaça, dá pra usar uns 3 meses ou mais.

Enquanto eu estava aqui escrevendo a receitinha, procurei no youtube e achei esse vídeo da Cinthya Rachel que explica direitinho como ele funciona. Gente vocês vão amar!


Assino embaixo de tudo o que ela diz no vídeo, o negócio é bom mesmo. Eu uso mais como finalizador, mas podem abusar dele como leave-in também. Vocês vão arrasar!

Outros cuidados: Evitem prender os cabelos com elásticos, pompons e bico de pato, eles facilitam a quebra. Prefiram as piranhas de plástico. Não durma de cabelo preso, isso também evita a quebra.


Obs: todos os produtos que eu uso no meu cabelo são liberados para o no/low poo, só não sou tão rigorosa com o creme de hidratação.

No momento estou usando

Leave-in: Elséve hidra-max
Shampoo: Éh orgânico
Condicionador: Éh orgânico
Hidratação: Silicon Mix Bambú (resenha)
Finalizadores: Mousse Valorize e gel de linhaça

Seja carinhosa com seu cabelo, ele vai retribuir quando você se olhar no espelho ;)

Beijo charmosas lindas! ♥





10 comentários:

  1. ooow.. obrigada prii. Podemos compartilhar, vc quer? rs Beeeeijo

    ResponderExcluir
  2. Ótima postagem parabéns.

    Tem selinho pra você no blog ver lá
    http://charmeemoda.blogspot.com.br

    Bjokas

    ResponderExcluir

  3. Tem selinho pra vc lá no meu blog:
    http://priscillacanella.blogspot.com.br/2012/10/selinho.html

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post. Adorei!!

    Seguindo seu blog =)

    Beijos,

    Andreia Napoleao
    http://napoleaoandreia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. EI AMOR,,,MUITO FOFO SEU BLOG....
    JA TO TE SEGUINDO EM TODAS REDES SOCIAIS,,ME GGUE DE VOLTA BJSSSS
    http://zilandramakes.blogspot.com.br/2012/10/como-cuido-do-meu-cabelo-loiro.html

    ResponderExcluir
  6. Obrigada minha querida, te sigo sim. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lindo!!!

    http://amandafamateens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© CHARME E GLOSS - 2013. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Camilla Rocha.
imagem-logo